O Desporto é fundamental na formação dos jovens 2 - 3 min

Num mês marcado pelo arranque da Divisão de Honra Regional, a JSD Madeira visitou a Associação de Futebol da Madeira. André Pão, Vice-Presidente da JSD/Madeira, salientou importância desta modalidade nos mais jovens relembrando que a sua prática “faz parte da cultura desportiva madeirense, sendo uma área importante no que concerne à formação do indivíduo”.´

“Ao longo dos últimos anos, temos verificado que a prática do desporto é cada vez mais  frequente no povo madeirense, situação que consideramos positiva uma vez que esta é fundamental para o desenvolvimento físico e social dos nossos jovens”, começou por referir André Pão, para quem “ o desporto é  um palco privilegiado para pôr em prática muitas das competências sociais que adquirem no seu quotidiano”. 

Relembrando que o  desporto é, “de forma generalizada, um dos motores do elevador social ” o jovem dirigente reiterou ainda que “os apoios prestados são, no que respeita às modalidades amadores e aos escalões de formação, importantes para dotar a prática desportiva de todas as condições necessárias”.

No que concerne à modalidade em causa – o futebol – o jovem dirigente da JSD/Madeira referiu que “ a iniciativa realizada tem como objetivo compreender todas as dimensões da modalidade, desde os escalões de formação até ao veteranos, bem como perceber quais os projetos para o “desporto rei” nos próximos anos, uma vez que a formação dos mais jovens depende, como acima se assinalou, daquilo que formos capazes de proporcionar no quadro da sua formação enquanto indivíduos”. 

Atendendo à ligação entre formação e a modalidade, o jovem social-democrata aproveitou a reunião para demonstrar a preocupação da JSD/Madeira nas campanhas de sensibilização e combate  à violência  no desporto, essenciais desde os escalões de formação. “Uma vez que o impacto coletivo do futebol se mostra significativo, é com alguma preocupação que assistimos, por vezes, a episódios de violência nesta modalidade nos escalões mais jovens. Por isso, queremos aproveitar esta oportunidade para reiterar a importância do desenvolvimento de políticas públicas que sensibilizem, desde cedo, para a importância da tolerância na prática da modalidade”. 

O Vice-Presidente daquela estrutura  sublinhou ainda que “existem questões como a falta de novos quadros de árbitros, a escassez de alguns recursos humanos que não é exclusiva da esfera desportiva, mas que condicionam “fortemente” o desenvolvimento do futebol madeirense”, deixando o desafio às entidades competentes para que encontrem soluções para superar estas problemáticas. Por fim, o jovem dirigente social-democrata deu nota dos sinais positivos como o “crescimento do futebol feminino, do futebol de praia e do futsal, reveladores que a Madeira acompanha as tendências nacionais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *