JSD destaca importância das culturas típicas na captação do Turismo 2 - 3 min

A JSD, através da sua estrutura local de Câmara de Lobos, realizou ontem ao final da tarde o roteiro das cerejeiras, na freguesia do Jardim da Serra.

A iniciativa, enquadrada num plano de ações dos jovens social-democratas para a sensibilidade ambiental, teve como intuito destacar “a importância das referidas árvores na história da freguesia e como se constituem um elemento distintivo do Turismo Madeira”.

“Num momento em que muito se discute a preservação do património ambiental, é fundamental demonstrar que, nas novas gerações, há quem esteja atento e procure preservar o património histórico e ambiental”, começaram por referir os jovens social-democratas para quem “o desígnio das novas gerações é um ambiente mais sustentado, equilibrado sem esquecer, no entanto, aquela que é a sua realidade histórica.”

Da referida iniciativa resultou a consciencialização destes jovens que, em virtude das alterações climáticas, os produtores comecem a substituir as cerejeiras por árvores de maior exposição solar para aproveitar a subida das temperaturas médias, bem como, da necessidade de irrigação das árvores a plantar que se alteram em virtude das mudanças verificadas da condição atmosférica. 

Outra das matérias que mereceram o destaque dos jovens social-democratas prende-se com o papel das entidades públicas locais na conservação e tradição do património ambiental e um apoio permanente aos privados, na manutenção das referidas plantas. “No âmbito desta iniciativa podemos concluir que as entidades públicas, nomeadamente a Junta de Freguesia, conjuntamente com outras entidades locais, faz um acompanhamento e monitorização das respetivas árvores, deixando depois a iniciativa de manutenção e conservação aos privados seus proprietários”, num sinal de que segundo os jovens social-democratas revela a “envolvência local”.

“Importa não esquecer que as cerejeiras se constituíram como um pilar, ao longo de várias décadas, da economia local, tendo essa atividade gerado ganhos à população, referem também os jovens social-democratas que atribuem a esta planta, ainda uma importância turística. “Para além da vertente económica da produção, a dedicação a este setor permitiu potencializar a imagem turística da freguesia”, referem os jovens laranjas que afirmam que a freguesia “é mais movimentada e procurada pelos turistas sendo as cerejeiras um dos grandes motivos de visita, seja na altura da apanha ou em flor”. Por isso, refere a JSD “a preservação e manutenção das cerejeiras são o cartaz de visita e afirmação do Jardim da Serra no panorama regional, onde se destaca o Cortejo das Cerejas e o número de turistas que procuram, em cada vez maior número, a nossa freguesia para viver um cartaz turístico diferenciado.”, conclui a JSD.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *