Menu Fechar

Agricultura: Uma mais valia

A agricultura é das atividades mais antigas da civilização humana, pois desde muito cedo o homem procurou se alimentar e a terra dava o sustento

Julho marca o arranque das festas de Verão! Falar em julho e não falar da feira agro-pecuária, não tem o mesmo sentido para os agricultores e grande parte da população madeirense. A feira este ano realiza-se nos dias 12, 13 e 14 de julho. Para quem não sabe, esta feira é a uma mostra que se faz na agricultura e na pecuária madeirense, para ver as novidades de máquinas, utensílios, entre outras tantas coisas.

A agricultura é das atividades mais antigas da civilização humana, pois desde muito cedo o homem procurou se alimentar e a terra dava o sustento. Não é por acaso que dizemos que precisamos de um agricultor três vezes ao dia. Mas o que é ser agricultur na nossa ilha? É ter uma profissão como qualquer outra. Até a alguns anos atrás os agricultores eram vistos como os parentes pobres da sociedade, como os analfabetos, que não sabiam fazer outra coisa, a não ser cavar e transportar peso. Ser agricultor era vergonhoso. Hoje, as mentalidades mudaram e ser agricultor é saber transformar uma pequena semente num legume ou fruto delicioso! Para tal temos que ser meteorologistas para escolher a melhor época para as sementeiras, ser mecânicos para consertar avarias nas máquinas, ser gestores para comprar os factores de produção e vender os produtos, ser matemáticos para fazer a regra dos 3 simples para aplicação de fitofármacos, enfim fazemos tudo para levar os melhores produtos da terra à sua mesa.

Esta mudança de estatuto e de pensar mudou muito devido à entrada de Portugal na UE. Esta entrada trouxe mais apoios à nossa agricultura e houve uma melhoria acentuada nos acessos rodoviários, incentivos aos jovens para investir em novas técnicas produtivas, em formações, em apoio técnico aos agricultores. Estes apoios, em articulação com o governo regional, trouxe um “boom” à nossa agricultura regional.

Porque uma agricultura bem cuidada, ajuda a atrair mais turistas à região, faz as exportações subir e importações baixar, ajuda na criação de postos de trabalho, e uma série de outras coisas.

Acabo deixando duas dicas:

1ª – Visitem a feira agro-pecuária;

2ª – Consumam produtos regionais.

Luís Bonito
Vogal da Comissão Política Regional da JSD Madeira

#LiderarParaTi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *