Menu Fechar

Calheta e a Juventude

A Calheta sempre foi um concelho maioritariamente PSD, devido principalmente, ao excelente trabalho feito não só pela Câmara atual como pelas anteriores.

Que sempre lutaram pelo bem dos jovens e por melhores oportunidades para a juventude deste concelho e, por isso acredito que se a equipa continuar o ótimo trabalho as pessoas e os jovens da Calheta vão perceber que o PSD é o partido que luta pelo futuro da juventude.

Infelizmente mesmo após os vários programas de apoio aos jovens, estes não se demonstram interessados pela política. Daí que o maior desafio que enfrentamos na Calheta trata-se de trazer mais jovens para a política não só mais novos como também jovens capazes de ingressar na JASD para que lutassem pelos jovens calhentenses.

A JSD Calheta propôs diversas melhorias que a Câmara Municipal da Calheta poderia implementar para ajudar a juventude do concelho, tais como alargar a idade permitida para entrar no programa “JOCA” e “Juventude Ativa”, para que os jovens tenham mais oportunidades de experimentar as várias áreas de emprego que a Calheta tem para oferecer.

Um ponto a ter em consideração também se trata do facto que os jovens entre os 18 e os 30 anos serem a classe etária que menos vota, segundo um estudo realizado pelo ISCTE verificamos que 35 % dos jovens entre os 18 e os 24 anos não pretendem votar agora dia 24 de janeiro.

Para o autor deste estudo este fenómeno deve-se a “eleições menos competitivas e polarizadas, assim como um afastamento progressivo dos partidos políticos” novamente mostrando como os jovens estão cada vez menos interessados na política.

Por fim tenho que falar de um ponto extremamente importante e sendo a única mulher presidente de concelhia sinto que é meu dever expressar que este facto me entristece. Pois, embora a sociedade tenha vindo a evoluir neste ponto, o facto de que esta estrutura partidária não tenha mais mulheres em cargos elevados demonstra como na política ainda nos deparamos com uma grande disparidade.

Por isso um dos meus objetivos ao escolher as minhas equipas foi apostar em mulheres fortes, capazes e sem medo de expressar os seus pensamentos.

Acabo assim enaltecendo o trabalho feito pela Câmara Municipal da Calheta e afirmando que a JSD Calheta se encontra preparada para trabalhar tanto para as Autárquicas, como para o bem das jovens da Calheta e para lutar contra estas desigualdades, tentando sempre trazer mais jovens para a política.

Beatriz Leça Pereira
Presidente da JSD Calheta

#LiderarParaTi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *