Menu Fechar

Desenvolvimento Sustentável

“Cada um de nós poderá contribuir e ser a resolução “das nossas gerações futuras e atuais”

O desenvolvimento satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, garantindo o equilíbrio entre o crescimento económico, o ambiente e o bem-estar social”. 

Porém passa pelas gerações mais jovens, dar o exemplo de como podemos ter uma cidade mais limpa, mais justa e mais consciente. É preciso mudar as atitudes e os comportamentos para uma cidadania mais racional, proativa e informada face aos problemas ambientais atuais. A presença do homem na terra é um constante desequilíbrio ecológico, devido ao seu consumo do dia a dia.

Também podemos partir da ideia de gestão sustentável, ter uma idoneidade de guiar uma empresa, uma comunidade ou um país, de forma a restabelecer todos os métodos de capital, humano, natural e financeiro. Os governos em conjunto com os sectores e a sociadade, devem ter iniciativas de modo a introduzir novos produtos ambientais saudáveis. 

Por outro lado, a probreza é um dos factores que mais é atingido, porque a necessidade de um pobre é ser atendida como prioridade, a dos recursos naturais é ser atendida como limitado. Portanto, aquela ideia existente do tripé da sustentabilidade precisa de ser aprimorada  em conjunto. 

Finalizo, dizendo que cada um de nós poderá contribuir e ser a resolução “das nossas gerações futuras e atuais.

Igor Freitas Velosa
Vogal da JSD Funchal

#LiderarParaTi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *