Menu Fechar

O Papel dos Jovens na Sociedade

Os jovens são um dos pilares mais importantes da nossa sociedade e do nosso futuro e a JSD sempre foi e, sempre será, a melhor forma de os ajudar a desenvolver o seu potencial!

Ao longo dos tempos, sempre houve uma certa ideia associada aos jovens: que estes não se interessam pelas questões políticas, nem manifestam muito interesse pelas questões relacionadas com a nossa sociedade.

Porém, temos visto que não é bem assim.

São os jovens quem têm mostrado um lado mais social, mais próximo da realidade e uma maior preocupação com o bem-estar da nossa sociedade. Estas situações são visíveis em diversas áreas, tais como as questões ambientais, em que os jovens se têm mostrado sensíveis e preocupados com a sustentabilidade do nosso planeta, procurando apresentar alternativas neste âmbito ou nas questões sociais, onde se verifica que os jovens são solidários, manifestando sempre a sua prontidão em ajudar os mais débeis, participando em diversos projetos de voluntariado pelo mundo fora, sendo pioneiros na criação de muitos deles.

Nas questões relacionadas com educação, verifica-se que os mais jovens têm procurado, cada vez mais, ser uma geração formada e qualificada, na medida em que a sua formação assume um papel importante no seu desenvolvimento pessoal e profissional, através da participação em projetos nacionais e internacionais. Todas estas situações apresentadas mostram-nos que os jovens não estão alheados da realidade, muito pelo contrário, estão preocupados com a sociedade, demonstrando-nos que há, efetivamente, um especial interesse com as questões políticas e sociais, apenas não são apresentadas da mesma forma tradicional.

Neste sentido, a JSD assume um papel fundamental, na medida em que é uma juventude partidária e a maior escola política do país, que ajuda os jovens a adquirir competências, a desenvolver as suas ideias, expondo-as e pondo-as em prática, pelo meio de uma determinada iniciativa pretendida. A JSD dá-nos voz na sociedade, permite-nos o companheirismo entre militantes, fomenta em nós a vontade de lutar por uma causa, pela nossa juventude e pela nossa sociedade, permitindo-nos crescer como cidadãos mais conscientes.

Do ponto de vista do partido-mãe, do PSD, a JSD contribui com a sua massa de ideias novas viradas no futuro, como uma visão mais jovial que proporciona uma melhor compreensão do partido, através de outros pontos de vista, que visam a constante revisão das ideologias, as reformas necessárias e o seu constante desenvolvimento e atualização na sociedade, sem esquecer a defesa das questões políticas que afetam diretamente os jovens estudantes e os jovens adultos. Não é por acaso que muitos grandes líderes do nosso partido, fizeram parte da Juventude Social Democrata.

Deste modo é de extrema importância o apoio ao contínuo trabalho desenvolvido pela JSD, para que possa ser cada vez mais valorizada, continuando a crescer enquanto estrutura partidária e de militância. Quanto mais forte for o nosso trabalho e a nossa comunicação, mais jovens poderão inspirar-se e, deixar-se contagiar pela estrutura, sensibilizando-se para as questões políticas da nossa sociedade.

É um orgulho pertencer e poder contribuir para esta estrutura, poder inspirar-me em tantos militantes ambiciosos e cheios de valor, que possibilitam que a JSD Madeira seja uma estrutura tão competente. Estes jovens, das mais diversas áreas, que compõem esta jovem estrutura partidária, demonstram paixão por aquilo que defendem, abraçando as causas e as ideias de uma forma especial, com um líder que está sempre pronto a ouvir e a defender as nossas ideias.

São estas as atitudes que fazem a diferença e, sei que continuaremos com a nossa humildade, com a nossa persistência e com a nossa solidariedade neste mundo cada vez mais global, de modo a que possamos continuar a construir um futuro repleto de oportunidades para os jovens, em que o céu é, realmente, o limite que podemos e queremos alcançar. 

Victor Borges
Membro do Secretariado da JSD Madeira

#LiderarParaTi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *