Menu Fechar

Olhar para o futuro com gratidão

Leandro Freitas Barbosa

Ser grato não custa nada

Ao longo das últimas quatro décadas, os madeirenses demonstraram ser um povo lutador, trabalhador mas, acima de tudo, um povo grato. Deixámos de ser a região mais pobre de Portugal, tornando-nos numa referência tanto a nível do País, como em alguns aspetos, a nível Europeu.

Apesar de não ter nascido nesta linda ilha, vim para cá muito cedo e ao longo dos anos, tenho presenciado ao esforço que a governação do PSD Madeira tem feito para colocar os níveis de qualidade de vida do Arquipélago da Madeira, ao nível da União Europeia.

Na minha infância, ia ao Funchal duas a três vezes por ano porque, realizar o trajeto Boaventura-Funchal demorava, na melhor das hipóteses, duas horas, sendo que de autocarro, a viagem demorava cerca de quatro horas (saída às 5h30 da manhã com chegada ao Funchal às 9h30). Só ia ao Funchal em caso de extrema necessidade, como por exemplo, para uma consulta médica ou compra de material escolar.

Sou e sempre serei grato às sucessivas governações do PSD Madeira pelo esforço que fizeram e continuam a fazer para nos dar as melhores condições de vida possíveis. Se fizeram tudo bem? Não, mas só erra quem faz alguma coisa.

Hoje em dia, vejo muitos jovens a não valorizar a qualidade de vida que temos, dão tudo como adquirido, talvez por terem “sentido na pele”, as dificuldades que outros, noutros tempos, sentiram. Pior que isso, é não quererem saber do passado.

Hoje em dia, é impensável para um jovem não ter internet em casa, até mesmo no telemóvel.

Hoje em dia, qualquer jovem pode fazer a escolaridade obrigatória no seu município de residência.

Hoje em dia, qualquer jovem tem variadíssimos canais de TV, em casa.

Hoje em dia, um jovem estudante madeirense no Ensino Superior tem acesso a viagens a 65 euros. Na minha infância, o desafio era acabar a escolaridade mínima obrigatória.

Hoje em dia, são muitas as coisas que não existiam há vinte ou trinta anos.

Estamos a três meses de grandes decisões para o futuro da nossa terra e, mais uma vez, o povo madeirense irá demonstrar que sabe o que é o melhor para a Região Autónoma da Madeira, e o melhor é a continuidade do PSD Madeira à frente dos destinos da nossa região.

Leandro Freitas Barbosa
Secretário-Geral da JSD Madeira

#LiderarParaTi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *