Menu Fechar

São Vicente e a juventude

São Vicente é um concelho que se situa a norte da ilha da Madeira, com características típicas dessa posição geográfica que afeta todos os habitantes da mesma. Por essa razão e outras é que os jovens muitas vezes optam por procurar outras zonas que tragam maior conforto e estabilidade.

Os nossos progenitores tiverem imensas dificuldades em se desenvolverem quando eram obrigados a se deslocar para outros concelhos a sul para poderem concluir pelo menos o ensino secundário e procurarem emprego. Com o aeroporto a mais de 4 horas de distância, a capital e o respetivo porto a 3 horas, poderiam ser estas os grandes entraves ao desenvolvimento a Norte, mas não deixaram de lutar e acreditar em São Vicente. Hoje essas dificuldades não podem ser as atuais razões para a emigração.

Para combater a desertificação e o consequente despovoamento, ou mesmo atrair outros jovens a habitar em são vicente, quer o Governo Regional, quer a Câmara Municipal de São Vicente própria JSD São Vicente tem feito de tudo para criar as condições mais justas para que isso aconteça.

Hoje com as acessibilidades melhoradas, os jovens de São Vicente estão a sensivelmente a 40/50 minutos de qualquer parte da ilha da Madeira. Para além disso, tem havido um grande empenho da autarquia local em conformidade como governo regional de procurar dar oportunidade aos nossos jovens de vivenciarem experiências de trabalho como os estágios profissionais, programas em formação de contexto de trabalho, bolsas de emprego entre outros programas de incentivo ao trabalho. Para além do apoio ao primeiro trabalho ou no auxílio a experiências profissionais, o Município despõe de diversificadas medidas para fixar jovens no concelho, medidas como:

  • Apoio a primeira habitação/reconstrução;
  • Isenção de taxas para construção de moradia até aos 35 anos Isenção de pagamento das creches;
  • Apoio no material escolar até ao final do 1ºciclo;
  • Bolsas de estudo aos alunos universitários;
  • Prémios de mérito;
  • Passagem aérea para estudantes universitários.

Acreditamos que é possível fazer mais e melhor pois não podemos estar constantemente a fugir as nossas responsabilidades. Temos de dar oportunidade aos jovens de mostrarem aquilo que valem. Não podemos estar constantemente em situação insegura perante o futuro e depois ninguém questiona o porque de os jovens cada vez mais estarem a viver até mais tarde no” ninho”. Muitos esquecem-se que para sair do ninho é preciso asas e essas só se tornam capazes se houver liberdade para se exercitarem.

Acreditamos que somos uma mais-valia para toda comunidade e acima de tudo não queremos ser vistos como a pedra no sapato de muitos, mas sim a pedra que tapa o buraco para todos circularmos da melhor maneira possível. Temos muito valor, mas a história diz-nos que, principalmente em meios rurais, valorizamos mais os que chegam do que aqueles que permanecem.

Cláudio Gouveia
Presidente da JSD São Vicente

#LiderarParaTi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *